A Farofa, rainha sem saber.


Sei que para os brasileiros ler o que é uma simples farofa pode fazer sorrir, mas...o resto do mundo não conhece esta delicia! E ela é sim, uma Rainha! só que poucos percebem isso até não te-la mais! E como no Amor, onde tem pessoas que dão valor só quando perdem...o digam os brasileiros que moram no exterior, que tem que trazer a farinha na mala... ou pagar caríssima nas lojas de importados!!

Continuando a falar de Mandioca, não podemos não iniciar com a “Farofa” , ou seja um dos acompanhamentos mais comuns da gastronomia popular brasileira.

A farofa é feita com a farinha de mandioca, que vem misturada com varios ingredientes diferentes, de uma forma parecida com o cous-cous marroquino. No Brasil a farinha de mandioca é comercializada em saquinhos como a farinha de trigo, existe mais fina ou mais grossa, crua ou já torrada.

A farofa pode ser preparada simples, como a de alho, de ovos, de bacon, ou com uma mistura de mais ingredientes quando queremos um prato mais rico e especial.

Entre os outros possiveis ingredientes vou lembrar os mais usados: milho, linguiça calabresa, salsinha e cebolinha, couve, banana, tomate, pimentão, passas, maça.

O preparo é simples: uma vez escolhidos os ingredientes , os que precisam são corados em oleo ou manteiga, os ovos são preparado como ovos mexidos bem picadinhos, o bacon ou linguiça são fritos normalmente; depois é acrescentada a farinha com a quantidade de oleo necessaria a deixá-la não totalmente seca, e é deixada torrar ao ponto certo.

Por ultimo os ingredientes que não necessitam de fritar, como salsa e cebolinha.

O resultado é uma farinha saborosa, grossa, que acompanha arroz, feijão e pratos de carne e frango, preferivelmente com molhos.

O sabor é dificil de descrever, mas parece com um pão, e adquire o sabor dos ingredientes que leva. O aspecto é alegre e colorido, e podemos inventar muitas outras combinações.

Eu amo fazer o frango desossado recheado com farofa, que é delicioso.

O valor nutricional da farofa depende dos ingredientes, mas aproximadamente é de 400 kal/100 gramas, com 80.3 gr de carboidratos, 2.1 gr de proteina e 9.1 de gorduras.

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